
Qual a melhor solução para a sua obra?
Para decidir qual é o produto ideal para sua obra, é importante analisar alguns fatores:
Estéticos: a cor e a textura do alumínio ou vidro tem importante função de destaque e alinhamento com o projeto arquitetônico, seja ele clássico, contemporâneo, industrial, minimalista, entre outros. Há muitas opções como vidros coloridos, com desenhos para decoração ou privacidade. No alumínio ainda pode-se utilizar acabamento como a pintura de efeito amadeirado, onde se alia a praticidade e leveza do alumínio com o aspecto visual e aconchegante do amadeirado.
Conforto: os níveis de luz, assim como a temperatura e ruído, têm importante influência na sensação de privacidade e conforto no ambiente. Há diversas soluções disponíveis como os vidros refletivos ou vidros insulados que filtram muito o contato visual, barulho e temperatura externos.? Além disso, há persianas automáticas, e integradas nas portas e janelas, que funcionam até por aplicativo. Ou seja, do sofá, se fecha a cortina/janela através de um comando no celular.
Praticidade: soluções com aberturas maiores estão sendo mais procuradas para integrar ambientes dentro das construções, ou ainda para maior comunicação com o ambiente externo: do jardim, área gourmet, piscinas... Existem diferentes sistemas e linhas de portas e janelas que aproveitam quase a totalidade do vão livre, podendo em muitos casos ser fabricados em medidas que praticamente substituem a parede no ambiente. Além da beleza e comunicação visual que agregam, são produtos muito robustos, fáceis de limpar (com água e sabão neutro, lavou, está novo!) e, ainda mais simples para manusear, já que são incrivelmente leves!
Segurança: tanto o alumínio, quanto o vidro temperado, são materiais muito seguros se executados corretamente. Em cada aplicação, há na norma brasileira instruções técnicas para garantir a segurança dos usuários. Por exemplo: um vidro comum quando quebrado, produz lascas cortantes altamente perigosas. O vidro laminado comum se for quebrado, fica preso na lâmina, ou seja, não se desprende, não fere. O vidro temperado passa por um processo térmico que o torna cinco vezes mais resistente que o vidro comum e quando quebrado ele se fragmenta em inúmeros pedacinhos que não causarão um dano substancial. Já os vidros temperados e laminados são os vidros que se quebram em muitos pedaços pequenos, mas ficam presos nas lâminas, exatamente como os vidros frontais dos carros, ou seja, são os chamados de vidros de segurança. Imagine o dano que pode causar se um produto não for fabricado com o vidro adequado ao uso! Imagine se for usada a roldana errada, sem dimensionamento que suporte o peso mínimo estimado de 75 kg, numa porta de três metros? Para isso existem as normas, uma análise minuciosa e de bom-senso que vai além do produto, que observa toda a questão estrutural da construção, a aplicação do produto, acessórios, insumos usados nas colagens, fixações e acabamentos. Outro fator de segurança é o controle de acesso. Há dispositivos que podem ser adicionados, como a automatização por motores, fechos eletromagnéticos, fechaduras manuais e mais seguras que as convencionais (como as chaves tetra e multiponto), ou ainda as fechaduras com controle de digitais, comando de voz, entre outros.
Custo-benefício: além do investimento financeiro no produto, há o ganho de valor, por exemplo: ao invés da madeira ou ferro, no alumínio ou vidro, você não precisará realizar pintura periodicamente. Apenas fará a manutenção preventiva se necessário (troca de roldanas, limpeza dos trilhos, regulagens), e a limpeza é claro. Existem diversas soluções e linhas de produtos que atendem cada projeto e orçamento disponível para a obra.
Qualidade: é alcançada por meio da seleção da matéria-prima, utilização dos acessórios e insumos corretos, aplicação da norma técnica e acabamento perfeito. Gerando uma experiência de atendimento e negociação transparente, acessível e de confiança que se estende até o pós-venda. Além disso, é também respeitar e honrar os compromissos éticos, jurídicos, tributários, sociais, ambientais; e todas as exigências das instituições formais, contribuindo assim, com sua parcela de responsabilidade com a comunidade local.
Sustentabilidade: o apelo ao reciclável, reutilizável, é cada vez mais necessário devido escassez dos recursos naturais, inclusive já há um movimento maior na arquitetura para as construções autossustentáveis. Tanto alumínio, quanto o vidro são matérias-primas limpas, muito procuradas justamente por contribuírem nessa questão.
Todos esses aspectos se bem instruídos e avaliados, garantirão a correta escolha da solução que atenderá a necessidade da obra, sem gerar arrependimentos futuros
A Aluzap dispõe de uma equipe qualificada para prestar essa consultoria tão importante desde o início da obra. Conte conosco!